Eleição dos conselheiros será no sábado (21)

Os integrantes do primeiro Conselho Municipal de Cultura da cidade serão eleitos no próximo sábado (21).

O pleito é composto de 10 candidatos da sociedade civil que representam setores da cultura e que foram escolhidos em reuniões realizadas entre 12 de agosto e 23 de setembro.

Apesar de haver 12 cadeiras vagas e apenas 10 interessados para que a eleição seja válida é necessário que cada setor conte com a participação de no mínimo cinco votantes. Caso contrário o candidato não será eleito e a cadeira ficará vaga.

Podem votar maiores de 16 anos e que sejam moradores de Taubaté. O votante deve se inscrever para poder participar do processo eleitoral no Centro Cultural até o dia 21 de outubro com documento com foto e comprovante de endereço.

Aqueles que participaram de pelo menos uma das reuniões setoriais podem votar em até três setores. Quem não participou de nenhuma pode votar em apenas um setor.

Além dos representantes da sociedade civil, o Conselho terá também 12 membros do poder público.

O Conselho Municipal de Cultura tem entre suas atribuições criar o seu próprio regimento e convocar a Conferência Municipal de Cultura, que, em parceria com o poder público, desenvolverá o Plano Municipal de Cultura (PMC), que definirá as diretrizes para as políticas públicas de cultura por um período de dez anos.

O CMC é um das ferramentas exigidas pelo Sistema Municipal da Cultura, que virou lei em 2016.

Conheça quem são os candidatos que concorrem à uma vaga no Conselho:

Candidato do setor de  Artes Visuais e Design: Roberto Vieira Correia;

Roberto Correia. Imagem: facebook Grupo dos 10

Roberto Correia é artista plástico, desenhista, pintor e escultor. Integra o Grupo dos 10 que, entre outros projetos, realiza o  Praça Viva. Participou de mostras de artes coletivas e individuais e recebeu diversas premiações e menção honrosas.

 

Candidato do setor de Audiovisual e Arte digital: Cláudia Valéria de Castro Perroni Leite Mello;

Cláudia Mello. Imagem: Jornal O Lince

Cláudia Melo é cinegrafista e uma das fundadoras da TV Cidade, onde atua desde 2002. Jornalista e roteirista especializada em documentários, trabalhou também nos jornais Gazeta do Vale e Gazeta de Queluz e na instalação de uma TV educativa na cidade de Cruzeiro.

 

Candidato do setor de Empresas e Produtores Culturais: Solange Cristina Virginio Barbosa;

Solange Barbosa.

Solange Barbosa é técnica em turismo e especialista em turismo cultural de base comunitária. Criadora do projeto Rota da Liberdade, consultora da Unesco no projeto Rota do Escravo e  coordenadora da Biblioteca e Centro Cultural Zumbi dos Palmeiras.

 

Candidato do setor de Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo): Vanda Gouvea Fenner;

Vana Fenner. Imagem: Facebook Vana Fenner

Vanda Fenner é professora, bailarina e coreógrafa de dança do ventre. Ministra o projeto Curso Básico de Dança do Ventre no Centro Cultural Toninho Mendes.

 

Candidato do setor de Música: João Fontes Neto;

João Fontes Neto. Imagem: Facebook MonteÁria eventos

João Fontes Neto é maestro da Banda Musical no Senai Taubaté. Licenciado em música e bacharel em trompete, já se apresentou com as Orquestras de São Paulo, Filarmônica Brasileira, Cia Brasileira de Ópera e Orquestra da Rádio e TV Cultura. Foi por 10 anos maestro da  Corporação Musical São Luiz de Tolosa e 14 anos integrante da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

 

Candidato do setor de Cultura Popular (Culturas Étnicas e Tradicionais): Sonia Maria Pereira Ribeiro;

Sônia Ribeiro. Imagem: facebook Sônia Ribeiro/Jornal O Grande Vale

Sonia Ribeiro é jornalista, professora universitária e mestre em gerontologia. Uma das fundadoras da Academia Taubateana de  Letras é pioneira do Movimento Negro de Taubaté, nos anos 1980 e idealizadora do Baobá, espetáculo onde o foco são os negros como sujeitos de sua própria história.

 

Candidato do setor de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca: José Robson de Jesus;

José Robson de Jesus. Imagem: facebook José Robson de Jesus

José Robson de Jesus é engenheiro químico, colunista dos jornais O Vale/ Gazeta e autor dos livros “Ovelha Negra – A saga de um bandido” e “Kandic & Levi – os senhores da guerra”. É fundador e membro do grupo “Escritores de Taubaté” e membro aspirante da AVLA (Academia Vale Paraibana de letras e artes)

 

Candidato do setor de Instituições Culturais Não-Governamentais: Lani Rotella Goeldi Pereira da Silva;

Lani Goeldi

Lani Goeldi é artista plástica, formada em publicidade e propaganda e pós-graduada em marketing estratégico e marketing de arte. Especialista em projetos culturais, é presidente e curadora de arte da Associação Cultural Oswaldo Goeldi e do Projeto Goeldi. É gestora do Ponto de Cultura com o projeto “Modelando tradições: figureiros de Taubaté”.

 

Candidato do setor de Trabalhadores da Cultura: Rosemir (Bob) do Nascimento;

Bob Nascimento. Imagem: facebook Bob Nascimento.

Bob Nascimento é poeta, ativista do movimento negro, editor de fanzine e organizador do evento cultural Terça Sintonia.

 

Candidato do setor de Patrimônio Cultural Material e Imaterial: Andre de Paula Nogueira.

Andre de Paula Nogueira

Andre de Paula Nogueira é microempresário, formado em contabilidade e em gestão empresarial é ligado ao patrimônio material nas aréas de jongo e roda de samba. Participa há cinco anos do  Grupo de Maculelê N’Golo Brasil.

 

Candidato do setor de Artesanato: não teve;

Candidato do setor de Patrimônio Histórico, Arquitetura e Urbanismo: não teve;

 

Veja mais:

 

Curta o Almanaque Urupês no FacebookYoutubeInstagram Twitter para acompanhar o nosso trabalho.